Cheguei em Salvador. Às 6h de domingo (13) desembarquei no aeroporto desta cidade que será minha morada por algum tempo (se longo ou não, só o futuro revelará).
Depois de Rodrigo (Cunha), meu companheiro de casa, chegar quase três horas depois de mim, pegamos ônibus e táxi e, enfim, conheci meu refúgio. Logo no primeiro dia conheci os vizinhos da frente (Diego e Rodrigo "Bob", faltou Rafael, que só chegou hoje) e assisti ao Fla x Flu por lá, com Diego, fanático e entendedor de futebol (portanto, torcedor do Flamengo).
Segunda saí para conhecer lugares aqui perto com Cunha, à tarde estudei um pouco e à noite conheci Paulo (o outro companheiro da casa). Terça era o dia tão esperado, afinal, aula com André Lemos. Antes disso, porém, tive de resolver uns problemas perto da reitoria (que não é no Campus de Ondina, onde estudo) e depois fui fazer compras com o pessoal daqui de casa.
Voltando, a aula de André foi muita boa, passou super rápida, já estava estourando o tempo e mesmo assim eu tinha disposição para ouvir mais (são 4 horas de aula e um intervalo curto no meio). A disciplina é sobre a Teoria Ator-rede, da qual o pessoal aqui tocou terror desde que cheguei. Mas gostei... do método não posso dizer o mesmo. Leremos cinco livros, dois em português e três em inglês.
A disciplina é tão leve que para a próxima semana já temos de ler metade de um livro e, claro, estar preparado para o seminário, que acontece toda semana. Para ser mais legal, a escolha de quem deve levantar questões sobre o texto é feita na hora, logo, todos têm de ler. Além da teoria ser difícil, pelo que o pessoal falou, ler várias e várias páginas de livros em inglês não ajuda em nada, afinal, a tradução errada de uma palavra, expressão ou frase pode nos fazer entender de forma equivocada o que o autor queria dizer (se já é difícil em português, imagina em outra língua).
Para completar, amanhã tem aula de Wilson Gomes. Segundo o pessoal, o mais carrasco, o mais temido e "criador" desse método de seminário... todos devem ler porque na hora é decidido quem apresenta. Agora é só esperar...
p.s.: Esta postagem devia ter sido feita no dia em que cheguei, domingo, mas não deu. Além disso, a minha demora para atualizar aconteceu também por causa da minha mudança para casa de Mônica, uma semana antes de vir para cá, além dos textos que eu tinha de ler.
Depois de Rodrigo (Cunha), meu companheiro de casa, chegar quase três horas depois de mim, pegamos ônibus e táxi e, enfim, conheci meu refúgio. Logo no primeiro dia conheci os vizinhos da frente (Diego e Rodrigo "Bob", faltou Rafael, que só chegou hoje) e assisti ao Fla x Flu por lá, com Diego, fanático e entendedor de futebol (portanto, torcedor do Flamengo).
Segunda saí para conhecer lugares aqui perto com Cunha, à tarde estudei um pouco e à noite conheci Paulo (o outro companheiro da casa). Terça era o dia tão esperado, afinal, aula com André Lemos. Antes disso, porém, tive de resolver uns problemas perto da reitoria (que não é no Campus de Ondina, onde estudo) e depois fui fazer compras com o pessoal daqui de casa.
Voltando, a aula de André foi muita boa, passou super rápida, já estava estourando o tempo e mesmo assim eu tinha disposição para ouvir mais (são 4 horas de aula e um intervalo curto no meio). A disciplina é sobre a Teoria Ator-rede, da qual o pessoal aqui tocou terror desde que cheguei. Mas gostei... do método não posso dizer o mesmo. Leremos cinco livros, dois em português e três em inglês.
A disciplina é tão leve que para a próxima semana já temos de ler metade de um livro e, claro, estar preparado para o seminário, que acontece toda semana. Para ser mais legal, a escolha de quem deve levantar questões sobre o texto é feita na hora, logo, todos têm de ler. Além da teoria ser difícil, pelo que o pessoal falou, ler várias e várias páginas de livros em inglês não ajuda em nada, afinal, a tradução errada de uma palavra, expressão ou frase pode nos fazer entender de forma equivocada o que o autor queria dizer (se já é difícil em português, imagina em outra língua).
Para completar, amanhã tem aula de Wilson Gomes. Segundo o pessoal, o mais carrasco, o mais temido e "criador" desse método de seminário... todos devem ler porque na hora é decidido quem apresenta. Agora é só esperar...
p.s.: Esta postagem devia ter sido feita no dia em que cheguei, domingo, mas não deu. Além disso, a minha demora para atualizar aconteceu também por causa da minha mudança para casa de Mônica, uma semana antes de vir para cá, além dos textos que eu tinha de ler.
2 comentários:
cara, vou acompanhar sua vida pq eh interessante pra mim q qro descobrir novas coisas... boa sorte! =)
Opa! Pode acompanhar rsrs. Mas se quiser saber sobre coisas acadêmicas e pesquisas, é melhor perguntar por email, pois aqui são coisas mais pessoais mesmo. É difícil eu fazer um resumo dos conceitos estudados na aula ou colocar resenha (ou fichamento) de um texto.
Postar um comentário