sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Corre! O sinal fechou...

Quem organiza o trânsito de João Pessoa não sabe o que é pedestre? É o que parece. Impressionante como os cruzamentos são feitos para que nos machuquemos, sejamos atropelados, xingados, ad infinitum. Quando não há um girador/rotatória (ótimo apenas para quem está motorizado), existem sinais/semáforos que não esperam nem que nós demos dois passos para atravessar a rua.

Qualquer pessoa que tente, por exemplo, atravessar qualquer parte da principal avenida de João Pessoa, a Epitácio, encontrará problema. É um absurdo que tenhamos de correr para ir ao outro lado da avenida mais movimentada da cidade. Para mim, tudo bem (pensando apenas em mim). Afinal, tenho 22 anos e não sofro de nenhuma deficiência que prejudique meus movimentos. Todavia, imagine um idoso, um cego, um cadeirante, enfim, qualquer pessoa que não possa andar/correr na mesma velocidade de um jovem ou adulto sem restrição alguma. Aliás, até parece que um adulto desse não pode algum dia ter um problema e perder sua agilidade, seja algo momentâneo ou não.

Acho incrível: no momento em que um sinal fique vermelho, o outro, quase que imediatamente, torna-se verde. Tem alguém aí pensando que todos andam rápido, não é? Que temos de correr para ir ao outro lado de uma rua. O pior é que se o sinal abrir enquanto estamos no meio do caminho, na faixa de pedestre, os motorizados devem esperar. Porém, de verdade, eles esperam? Claro que sim! Afinal, não querem matar alguém (alguns até querem, mas como há consequências...), no entanto, ficam buzinando até atravessarmos a rua completamente e, não satisfeitos, ainda nos xingam. Engraçado é que isso acontece também com pessoas que andam rápido, pois muitos não esperam o sinal ficar livre para começar a acelerar.

As pessoas deviam entender que todos somos pedestres. Haverá algum momento em que você atravessará uma rua ou andará em uma calçada. Portanto, vamos respeitar (isso serve para os pedestres também).

Um comentário:

Mônica disse...

Lembro que a gente estava conversando sobre isso :D

Mas é verdade, o que esses especialistas fazem é pensar no mais cômodo.

Uma solução é colocar guardas de trânsito para ajudar as pessoas que têm dificuldades para atravessar a rua. Vejo muito isso em filmes dos EUA e acho que pode dar certo :D